quarta-feira, 28 de julho de 2010

Instável, Bellucci perde e se despede do ATP de Gstaad

Gstaad (Suíça)
Foi uma das apresentações mais instáveis de Thomaz Bellucci nos últimos jogos. O brasileiro mal começou a defender o título de Gstaad já se despediu do torneio. Em três sets e 2h16min de partida, o número 21 do mundo perdeu para o suíço Marco Chiudinelli, 63º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais 7/6 (8-6), 0/6 e 6/4. Foi a primeira derrota de Bellucci para o suíço em quatro partidas.

Com um primeiro set disputado, Bellucci esteve preso e não jogou o seu melhor tênis. O brasileiro desperdiçou chances de quebra com erros não-forçados e teve dificuldades de confirmar o saque, sendo constantemente pressionado pelo suíço. Intercalando bons e maus momentos com Marco, a decisão da parcial foi para o tie-break, vencido pelo local com um erro de slice do brasileiro.

Já no segundo set, Bellucci assumiu uma postura mais ofensiva e não deu chances para que o jogador da casa impusesse qualquer ritmo de jogo. Mais confiante, o brasileiro abriu 3/0 e jogou mais solto o restante do set, aplicando um pneu em Chiudinelli em apenas 29 minutos.

Depois do intervalo, Thomaz voltou para a partida com menos ritmo de jogo e viu seu saque ser quebrado pelo adversário no sétimo game. Com 5/4, Chiudinelli sacou no game decisivo da partida. Bellucci começou bem e abriu 15/40, tendo duas oportunidades de quebra que o mantiveram vivo na disputa. Com erros de forehand e devolução, o brasileiro se despediu do ATP de Gstaad.

Com a derrota desta terça-feira, Thomaz Bellucci perde 262 pontos e abandona a 21ª colocação, melhor posição do tenista na lista da ATP. O brasileiro será o 27º na atualização do ranking na próxima segunda-feira. A chance de recuperação de Bellucci no circuito será no Masters 1000 de Toronto (Canadá), que inicia os torneios de preparação para o Aberto dos Estados Unidos, na segunda semana de agosto.

Na segunda rodada, Chiudinelli enfrentará o russo Igor Andreev, que venceu o francês Florent Serra por 2 sets a 1, com parciais 6/4, 2/6 e 6/4.