terça-feira, 27 de julho de 2010

Ana Marcela conquista bronze e lidera Circuito Mundial

Roberval (Canadá)
Depois da medalha de bronze nos cinco quilômetros e o sexto lugar nos 10 km do Mundial de Maratonas Aquáticas de Roberval (Canadá), na semana passada, a nadadora baiana Ana Marcela conquistou neste domingo o bronze na etapa canadense da Copa do Mundo, competição disputada ao redor do mundo no circuito olímpico de 10 km. A prova foi no Lago St. Jean, em Roberval, região de Québec.

Com o resultado, Ana manteve a liderança do Circuito Mundial após cinco etapas. Ela totaliza 68 pontos, com boa vantagem sobre a segunda colocada, Ângela Maurer, da Alemanha, 46. Na terceira posição aparecem empatadas Linsy Heister, da Holanda, e Martina Grimaldi, da Itália, ambas com 38 pontos.

Na prova do Circuito Mundial, Ana Marcela completou em 2h09min38, atrás das norte-americanas Christine Jennings e Eva Fabian, que chegaram praticamente juntas, com 2h09min35s63 e 2h09min35s73, respectivamente.

Na classificação geral masculina, o também baiano Allan do Carmo aparece na segunda colocação, empatado com o americano Francis Crippen, com 40 pontos. O líder é o sul-africano Chad Ho, com 66. Em terceiro lugar surge o búlgaro Petar Stoychev, com 38. No ano passado, Poliana Okimoto foi a campeã do Circuito feminino e Allan do Carmo, vice do masculino.

Na prova deste domingo, Allan ficou na 6ª posição, 2h05min58s84. Os outros brasileiros - Filipe Alcântara e Samuel de Bona - completaram em 10º (2h06min51s16) e 11º (2h07min21s53). O pódio foi formado por outra dobradinha americana, com Charles Peterson e Francis Crippen, seguidos do sul-africano Chad Ho.

Presidente da Ferrari: "Interesse coletivo vem antes do individual"

Presidente da Ferrari: "Interesse coletivo vem antes do individual"

Hockenheim (Alemanha)
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, afirmou que não quer prolongar a discussão sobre o caso envolvendo os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa. O italiano revelou não ter interesse na polêmica criada, e reforçou a importância maior do grupo frente às decisões particulares dos mesmos.

"Quero reafirmar o que sempre falei, que nossos pilotos estão muito bem no momento e que enquanto correrem pela Ferrari, os interesses da equipe irão se sobrepor às suas aspirações individuais", afirmou o dirigente.

A agremiação italiana foi punida em US$ 100 mil (176 mil reais) e está sendo investigada pela Federação internacional de Automobilismo (FIA) pela ação considerada ilegal de dar ordens aos pilotos que posam mudar o curso natural das corridas. Algo que, para Montezemolo, soa hipócrita por ser aparentemente comum.

"Peço um basta à hipocrisia, mesmo que eu pudesse acreditar que algumas pessoas poderiam ter gostado de ver os nossos pilotos eliminando um ao outro, o que não é o meu caso e nem mesmo dos nossos fãs", contou, negando incômodo com o polêmico caso.

"Estou muito feliz por todos os nossos fãs que, finalmente neste domingo, puderam ver duas Ferraris liderarem a prova do começo ao fim. O resultado vem do esforço de nossa equipe, que nunca desistiu e continuará trabalhando para melhorar nosso carro. Alonso e Massa foram muito bem durante todo o final de semana", encerrou.

Julgamento da Ferrari no Conselho Mundial já tem data: 10 de setembro

Por GLOBOESPORTE.COM
Hockenheim, Alemanha

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já marcou a data do julgamento da Ferrari: 10 de setembro, na sede da entidade na Place de la Concorde, em Paris. A equipe italiana terá de se explicar após ter sido considerada culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. Ela já recebeu uma multa de US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil) por atitude antidesportiva. O resultado da corrida em Hockenheim ainda está sub júdice.

Os comissários consideraram em Hockenheim que a Ferrari infringiu os artigos 39.1, que proíbe ordens de equipe, e 151c, que fala sobre atitudes antidesportivas que sujem a imagem do esporte. Eles começaram a investigar o caso logo após o término da corrida, neste domingo em Hockenheim. Stefano Domenicali, chefe da equipe, e Massimo Rivola, diretor, tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida. Alonso e Massa também foram chamados.

Blog Voando Baixo: A Fórmula 1 enfrenta um momento crucial frente aos fãs. Leia!

Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa segurou bravamente a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, mas a Ferrari se intrometeu na briga na 49ª volta, e ele teve de ceder a posição, quase parando o carro na pista.