Daniel Leal
NO RIO DE JANEIRO (RJ)
Entre em contato
Diante da iminente e prometida renovação na Seleção, uma grande promessa brasileira faz sucesso defendendo outro país. Filho do tetracampeão mundial Mazinho, Thiago Alcántara é o principal nome do time sub-19 da Espanha, que faz grande campanha no Campeonato Europeu da categoria. Apesar de hoje atuar pela Fúria, o habilidoso meia do Barcelona (ESP) ainda pode vestir a Amarelinha, desde que Mano Menezes seja rápido.
Thiago nasceu na cidade italiana de Bari, em 1991 – na época, Mazinho defendia o Lecce (ITA). Depois, viveu no Brasil e na Espanha, onde se fixou aos 13 anos. Desde garoto, o apoiador mostrou paixão pela bola. Seu pai o incentivou, ainda que, no início, com outro interesse.
– Em 1994, quando estava no Valencia (ESP), passei a levar o Thiago para brincar no campo antes dos treinos. Fazia isso até para cansá-lo. Quando chegava em casa, ele dormia mais cedo (risos) – contou Mazinho ao LANCENET!.
Thiago se tornou um meia destro muito técnico e cheio de recursos. Tem bom passe, sabe driblar e finaliza bem com as duas pernas. No Barça, é tratado como uma joia. Para contratá-lo em 2004, o clube superou a concorrência do Chelsea (ING) e do rival Real Madrid (ESP).
O quase imediato sucesso do meia despertou a atenção da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). De início, o convite para defender a seleção sub-16 do país foi visto com dúvidas. Mazinho preferia que o filho defendesse o Brasil, o que o levou a procurar a CBF para sondar a possibilidade. Na ocasião, citou ainda Rafael, irmão de Thiago que também atua pelo Barça, e Rodrigo Moreno, do Real.
– Não fiz isso porque era meu filho, mas para dizer que três brasileiros estavam indo bem na Espanha. Mas a CBF deixou bem claro que os garotos formados fora do Brasil dificilmente defendem a Seleção na base – explicou Mazinho.
O sonho do tetracampeão ainda é possível. Pelo estatuto da Fifa, Thiago pode vestir a Amarelinha, já que não atuou pela seleção principal da Espanha. Em Barcelona, no entanto, sua convocação é vista como uma questão de tempo. O meia, inclusive, é apontado como uma das apostas para 2014. Será ele um dos astros da Fúria no Mundial do Brasil? Abre o olho, Mano...
Confira bate-bola com Mazinho, ex-volante e pai de Thiago:
LANCENET!: Se fosse chamado, Thiago aceitaria a Seleção Brasileira?
Sem dúvidas. Essa camisa pesa, é um orgulho para todos nós. Meus filhos saíram novos daqui, mas sempre pensam no Brasil. Eles também têm de saber a História do pai deles, que foi campeão do mundo vestindo a Amarelinha. Não resta dúvidas de que, se houver uma convocação, ele irá aceitar.
LNET!: O que você acha da renovação na Seleção?
Fico muito contente em saber disso. Tem de renovar e reorganizar o futebol brasileiro. É preciso ver não só os grandes valores que estão no Brasil, mas também os que estão na Europa. Levam para lá muitos garotos de 16 a 20 anos. O Brasil tem de se preocupar mais com eles. São jogadores com nível técnico igual ou até melhor em relação ao que temos aqui.